História de Monte Alegre


HISTÓRIA DE MONTE ALEGRE - RN

POVOAÇÃO: À margem direita do rio Trairi em terrenos pertencentes à fazenda Quirambu, como propriedade de João Francisco Ribeiro. Em meados do século XIX, Antônio Miranda possuía venda de comércio e uma almanjarra, torcedor de canas-de-açucar movido a bois para produção de rapadura e aguardente. Espalhava, descuidadamente, os resíduos da moagem nos arredores, e daí o apelido popular de "Bagaço" dado a povoação, desagradável aos moradores.

(Antônio Miranda)

Já nos finais do século XIX divulga-se a denominação de Monte Alegre nome dado pelo Monsenhor Antônio Xavier (Monsenhor Paiva). Era caminho de Macaíba, principalmente para o porto de Guarapes, centro comercial de exportação.

Distrito de Monte Alegre em 1938, de 1943 a 1948 denominou-se Quirambu, voltando ao nome de Monte Alegre, cinco anos depois consagrado pelo título de município.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Monte Alegre, pelo decreto estadual nº 603, de 31-101938, subordinado ao município de São José de Mipibú.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Monte Alegre, figura no município de São José de Mipibú.

Pelo decreto-lei estadual nº 268, de 30-12-1943, o distrito de Monte Alegre passou a denominar-se Quirambu.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Quirambu ex-Monte Alegre, figura no município de São José de Mipibú.

Pela lei estadual nº 146, de 23-12-1948, o distrito de Quirambu voltou a denominar-se Monte Alegre.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Monte Alegre ex-Quirambu, figura no município de São José de Mipibú.

Elevado à categoria de município com a denominação de Monte Alegre, pela lei estadual nº 929, de 25-11-1953, desmembrado de São José de Mipubú. Sede no antigo distrito de Monte Alegre. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. .
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alterações toponímicas distritais

Monte Alegre para Quirambu, alterado pelo decreto-lei estadual nº 268, de 30-12-1943. Quirambu para Monte Alegre alterado pela lei estadual nº 146, de 23-12-1948.

FONTE: IBGE

Bandeira de Monte Alegre RN

A bandeira de Monte Alegre foi criada em 1992 por intermédio de Aluízio Azevedo, nas suas cores verde que representa as nossas matas, azul mais claro que representa o nosso céu, azul mais escuro que representa o nosso rio (Trairí) a cana que representa o primeiro nome da cidade (Bagaço), o sol em amarelo alaranjado e a frase em preto escrito em latin PRO URBE EXIMIA FIANT que significa "Por esta terra tudo se faz".

Gentílico: Monte Alegrense


Monte Alegre é um município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil) pertencente à região metropolitana de Natal, à microrregião do Agreste Potiguar e à mesorregião do Agreste Potiguar. De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2008, sua população é de 21.225 habitantes.

Área territorial de 210,918 km². Suas terras fazem divisa com São José de Mipibu, Vera Cruz, Lagoa Salgada, Lagoa de Pedras e Brejinho.

Hino do municipio

Monte Alegre és terra altaneira
deste forte rincão Potiguar
Tens a fibra, que ostenta a bandeira
Dos teus filhos que sabem te amar!


Seja o hino que todos cantamos
Só de Glória da raça Poti
Nesta terra que sempre Adoramos
namorada do Belo Trairi (bis)


Tuas terras são férteis e ameno
é teu clima banhado de luz
O teu povo trabalha sereno
Colhe os fruto que o solo produz.


Teu folclore tão rico é lição
Da cultura fiel, popular
Traz, do povo, a real tradição
Que o teu nome só faz exaltar!


Meus filhos daqui engrandecem
Teu passado que aponta o porvir
Pois no espelho dos que te enaltecem
Teu progresso se faz refletir!


À Senhora da Penha rogamos
Que abençoe do teu povo o labor
Monte Alegre por ti trabalhemos
E que aumente por ti nosso amor.


3 comentários:

  1. Obrigada, estava precisando desses dados.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber quem é o proprietário da região/ fazenda Torrões a qual pertenceu a meu avô Ângelo Figueredo de Lima sendo repassada para um tio Francisco Ângelo Figueredo de Lima! Pode me responder via email?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devido ao passar do tempo, ao passar de donos hj a região é pertencente a família Cabral e a família Bay donos de todas as porcentagens de terras

      Excluir